Oficina | Literatura e Gênero : Cursos e oficinas | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

 

share

Oficina | Literatura e Gênero

Paulina Terra Nólibos
Em novembro, o StudioClio apresenta na Oficina Literatura e Gênero uma abordagem da literatura produzida na Baixa Idade Média europeia sobre o Ciclo de lendas do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, com a professora Paulina Nólibos. O rei Arthur, mítica figura rodeada de magia, foi uma criação tardia do gênio medieval, quando a crise do feudalismo já dava sinais da exaustão do modelo e uma nova sociabilidade se impunha nas cortes dos nobres feudais. Estas narrativas deram início ao chamado romance de cavalaria, e formaram a base para a criação do conceito de amor cortês, com inúmeras peripécias envolvendo nobres e damas num ímpeto erótico pouco explorado até então. Neste curso vamos confrontar versões, tomando por base as primeiras criações do século XIII, nas quais Lancelot ocupa um papel proeminente, assim como Arthur, Morgana, a rainha Guinevère, Viviane, a Senhora do Lago, Marcus, Tristão e Isolda, druidas e mulheres nobres, como a dama de Shalott, amplamente explorada na pintura do século XIX, depois de um poema de Tennyson. Numa discussão histórica, o curso pretende contextualizar quem eram estes personagens no contexto originário de um longínquo século V, momento em que a tradição arthúrica se inscreve, e como foram transformados para atender às fantasias das cortes que os produziram a partir do século XIII. A Inglaterra da antiguidade tardia, com o choque entre clãs e a unificação sob o estandarte do Dragão oferece o cenário para este ciclo em que o paganismo se confronta com o cristianismo emergente e o drama amoroso ganha cores de tragédia.  
 
Cronograma: 
Aula 1 (10/11) – O contexto histórico do Ciclo Arthúrico. As tradições da Bretanha celta. Documentário sobre arqueologia, geografia e história, e eventuais articulações com a literatura. Os autores medievais e modernos que escreveram sobre Arthur e as personagens 
femininas. Sua importância na formação de um modelo de amor. 
Aula 2 (17/11) – Arthur e Lancelot, os dois heróis: relações familiares, casamento, sexo e adultério na descrição de suas aventuras. As mulheres apaixonadas por Lancelot, o cavaleiro errante: Guinevere, Elaine e a dama de Shalott. A loucura de Lancelot. Tradição poética e iconográfica das personagens. Seu revival no romantismo inglês do século XIX e na pintura pré-raphaelita. 
Aula 3 (24/11) – As mulheres e a tradição de culto feminino de Avalon, o druidismo celta, Taliesin e Merlin, a Dama do Lago e Morgana, a irmã e sacerdotisa pagã, demonizada em parte da literatura posterior, alçada a protagonista no romance de Marion Zimmer Bradley, As Brumas de Avalon. Confronto entre versões e visões de mundo. Sobrevivência do paganismo através da literatura.

Informações deste Evento


Docente(s): Paulina Terra Nólibos Quando: Dia 10, 17 e 24 de novembro de 2017, sexta-feira, das 14h às 17h Vagas disponíveis: 30 Duração: 3h Valor(es):
Até dia 10/11
 
R$395,00 (Público Geral)
 
R$365,00 (Professores, estudantes, ex-alunos e cilentes Zaffari)
 
Inscrições e mais informações: atendimento@studioclio.com.br / (51) 3254-7200

Oficina | Literatura e Gênero
Áreas de Interesse : Literatura,

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem