Projeto Criação e Resistência convida para leilão beneficente com obras de Liana Timm | StudioClio

Atualidades

Projeto Criação e Resistência convida para leilão beneficente com obras de Liana Timm

Enviado por studioclio, seg, 17/11/2008 - 10:00

Aproveitando as comemorações do centenário de nascimento de Cyro Martins, um dos psiquiatras pioneiros do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), os profissionais que atuam na Ofi­cina de Criatividade da instituição aliam-se ao Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (CELPCyro), à artista Liana Timm, à Editora Território das Artes, à Galeria La Photo e ao Instituto de Psicologia da UFRGS no Projeto Criação e Resistência. No dia 2 de dezembro, terça-feiraàs 20h, na Galeria La Photo (Travessa da Paz, 44), eles realizam um leilão em benefício da oficina e de seu acervo, que corre o risco de se perder em espaço e situação muito precários, e em condições materiais adversas, apesar do empenho de quem ali trabalha. O leilão será cons­tituído por obras da artista Liana Timm.

A Oficina de Criatividade do HPSP foi criada em 1990 e constitui um espaço para a prática de atividades ex­pressivas – pinturas, desenhos, escritos e bordados. Naquele lugar, moradores e pacientes, que bus­cam tratamento para saúde mental, insistem e persistem em sua resistência criativa, pois encontram oportunidades de convivência e desenvolvimento de seu potencial expressivo, o que converge para uma proposta de reabilitação psicossocial.

Ao longo de 18 anos, as produções contabilizam uma coleção de 100.000 peças – em seu gênero, uma das maiores e mais diferenciadas do país. A presença da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 2001, vêm transformando a oficina e seu valioso acervo em campo de pesquisa para as áreas da Psicologia, Artes, História e Museologia. Hoje, outras universidades se integram ao trabalho de catalogação, armazenamento e pesquisa, por seu alto teor humano, relevância estética e riqueza histórico-cultural. Reúnem-se, assim, criação e investigação em benefício da saúde mental.

Além do leilão, o projeto organiza duas mesas-redondas que discutem a questão. No dia 18 de novembro, terça-feira, às 20h, o tema é A Oficina de Criatividade e seu acervo. Na ocasião, a mesa será formada pelos pesquisadores da UFRGS Regina Jaeger, Tatiane Cabral, Vivian Lockman e Victor Bucktus, com mediação da profa. Dra. Tania Mara Galli Fonseca. No dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h, os pesquisadores Andresa Thomazzoni, Mara Weinreb e Sara Hartmann discutem sob a temática Vidas e obras, com mediação da Dra. Bárbara Neubarth.

<< Voltar

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para verficar se você é um usuário ou um spam automático.
Image CAPTCHA
Coloque os códigos presente na imagem