Eduardo Moreira : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Eduardo Moreira

Licenciado em Piano no Instituto de Artes - UFRGS

Eduardo Moreira é um pianista de formação consistente, com uma técnica segura e rico repertório. Sua interpretação concilia a limpeza do fraseado com soluções inteligentes e uma boa carga de emoção, com destaque para o repertório romântico. 

Eduardo Moreira é natural de Porto Alegre, onde iniciou a estudar música aos seis anos de idade. Em 2004, graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da profa. dr.a Catarina Domenici; nesta mesma instituição estudou por dois anos com a pianista Maly Weisemblum. Atualmente, aperfeiçoa seus estudos de piano com o pianista Sergio Olivé (Argentina).

Conquistou o primeiro lugar no XXIV Concurso Latino-Americano de piano “Rosa Mística”, sendo outorgado a ele o prêmio especial da imprensa como destaque. “O jovem pianista destacou-se pela virtuosidade (...) Com uma interpretação emocionante, aliada a boa técnica (...) Eduardo Moreira chamou a atenção do público e júri ao interpretar a mini-suíte das três máquinas, de Aylton Escobar, e a difícil Polonaise Op.53 de Chopin” (Jornal “O Estado do Paraná” de 23 de outubro de 2005).

Obteve o primeiro lugar no II Concurso Nacional de Piano “Milton de Lemos”, onde também conquistou os prêmios de “Melhor Intérprete de Bach”, “Melhor Intérprete de Música Contemporânea” e “Revelação”.

Outras duas participações em concursos de piano constam o 2 lugar no XVIII Concurso Artlivre de piano (SP) e o 3 lugar no XIV Concurso Souza Lima (SP).
Foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA em 2002, e no Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), em 2003, recebeu o prêmio de Menção Honrosa “Salomão Rabinovitz”.

Atuou duas vezes como solista de uma orquestra sinfônica; com a OSPA, sob a regência de Manfredo Schmiedt e com a OSBA, sob a regência de Piero Bastianelli. Nas duas ocasiões interpretou o primeiro Concerto para Piano e Orquestra de Tchaikowsky.

Atualmente residindo em Strasbourg (França), Eduardo cursa "Specialisation" em piano no Conservatoire National de Région desta cidade e Mestrado em performance pela Faculdade de Música da Universidade Marc Bloch.

<< Mais docentes
Nome