Yaniel Matos : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Yaniel Matos

Pianista e compositor

Yaniel teve seus primeiros contatos com a música através de sua família e ouvindo seus tios e avós. Aos oito anos, começou a estudar violoncelo e piano no conservatório Estevan Sala em Santiago de Cuba até 1994, quando se mudou para Havana, onde terminou seus estudos de composição no Instituto Superior de Artes, graduado pelos professores Harold Gramatges e Jose Loyola.

Em Havana, Yaniel passou pelas bandas mais prestigiadas do país, tocando junto a músicos como Chucho Valdes, Issac Delgado e Orlando Valles Maraca, tendo realizado diversas turnês internacionais.

O jazzista cubano mudou-se para o Brasil no ano 2000 e se instalou na cidade de São Paulo, o que lhe permitiu estudar e tocar vários estilos e gêneros musicais.

Em 2003 formou o Mani Padme Trio junto ao baterista Ricardo Mosca e ao baixista Du Moreira, e gravou seu primeiro CD, intitulado Um dia de chuva. Lançado aqui no Brasil com distribuição da Tratore e na Itália pela gravadora Red Records, o CD é uma comovente mistura dos sotaques cubanos e brasileiros no reino do jazz latino.

O segundo CD do Mani Padme Trio, Depois, foi lançado em 2007, sendo o baixista Du Moreira substituído por Zeca Assumpção e tendo como convidado no sax e flauta Teco Cardoso.

No ano de 2006, Yaniel criou o grupo denominado Cuba Jazz Plus, quinteto de jazz contemporâneo formado por jazzistas cubanos, sendo que Yosvany Terry (sax), Dafnis Prieto (bateria) e Yunior Terry (baixo) residem em Nova York e Julio Padron (trompete), em Cuba. Este quinteto apresentou-se em várias cidades brasileiras com tremendo sucesso.

Yaniel lançou seu primeiro trabalho solo, o CD En movimiento, no auditório Ibirapuera, em setembro de 2008. No CD, seis músicos interpretam músicas instrumentais, sendo que pela primeira vez Yaniel apresentou duas composições cantadas.

O compositor já participou da criação e produção de discos, trilhas de cinema e jingles, tais como os das cantoras Adriana Peixoto e Beth Amim, e as trilhas para Lord of War (Senhor das armas), Crônicas (filme mexicano) e Cidade Baixa.

<< Mais docentes
Nome