Antonio Augusto : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Antonio Augusto

trompista

Doutor em História Social (IFCS/UFRJ), Mestre em trompa pela Escola de Música da UFRJ e especializado, como bolsista do British Council, no Royal Welsh College of Music and Drama, Grã-Bretanha. Iniciou seus estudos na Escola de Música da UFPA, indo a seguir para Universidade de Brasília, onde foi aluno do professor Bohumil Med, e, em São Paulo, do professor Daniel Havens.

A convite do Maestro Adrian Sheperd, Antonio apresentou-se como solista da Welsh Chamber Orchestra no Georgian Bath Festival e em tournée pela Inglaterra e País de Gales. De volta ao Brasil, fundou – com outros solistas da OSB –, o Art Metal Quinteto, com o qual gravou, em 1995, o Cd “Da Renascença ao Jazz” (Velas). Em 1999, fundou a Banda Anacleto de Medeiros, lançando no ano seguinte – junto com o Art Metal Quinteto –o Cd Sempre Anacleto, obtendo um enorme sucesso junto à crítica especializada.

Sua pesquisa sobre música brasileira resultou em vários artigos publicados no Brasil e no exterior, bem como em projetos culturais apresentados em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil (RJ). “Música de Câmara Brasileira- Os Precursores”; Frevendo o Frevo; e Brasil: uma invenção musical, a ser apresentado em março de 2010, são exemplos desta atividade. Em 2005, concebeu e fez a direção artística do Projeto de Circulação de Música de Concerto que levou 5 grupos de câmera para Brasília, Goiânia, Manaus e Belém, divulgando a obra de compositores da Amazônia.
Atuou como solista junto às orquestras Sinfônica de Campinas, da OSESP, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra do SESI-Minas e, em diversas ocasiões, da Orquestra Sinfônica Brasileira.

No ano de 2008, lançou o terceiro CD do Art Metal Quinteto – Dezenovevinteum, uma história para ouvir. Em 2009, foi aprovado para o cargo de professor de música de câmara da Escola de Música da UFRJ e realizou, com o “Trio da Canção Brasileira”, gravação para TV, master-classes e concertos na Guatemala, Costa Rica e Panamá.

<< Mais docentes
Nome