Britto Velho : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Britto Velho

Artista plástico

Carlos Carrion de Britto Velho nasceu em Porto Alegre, em 1946, e residiu em Buenos Aires de 1957 a 1965. Entre 1975 e 1976, Britto fez uma viagem de estudos a Paris, onde fez estágio na gráfica Desjobert. Residiu em São Paulo entre 1985 a 1991 e atualmente mora em Porto Alegre. A partir de 1971 o artista vem realizando inúmeras individuais e coletivas em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Montevidéo (Club del Grabado) Zurich (Galeria Semilha Huber), Lisboa (Galeria Arco) e Washington (Cinco Pintores Gaúchos - Instituto Cultural Brasileiro Americano). Dentre suas principais participações em mostras coletivas estão a Bienal Nacional de São Paulo (1976) e o Panorama da Arte Atual Brasileira (1977-1983), entre outras.

Britto Velho também participou de projetos especiais como 0 Projeto Obra em Evidência - MAC - Porto Alegre (com publicação de um fascículo sobre sua obra - 1992), o Tercer Encuentro de Artistas Plásticos Centro Cultural MEC - Ministério de Educación y Cultura do Uruguay (artista palestrante - 1999) e foi artista convidado para a execução do muro do Mauá para o Fórum Social Mundial (Porto Alegre 2002).

Suas obras estão presentes nos acervos das principais instituições de arte do país, tais como: Museu de Arte de São Paulo - MASP, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Pinacoteca da FUNARTE - Rio de janeiro, Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS, Museu de Arte Contemporânea de Porto Alegre - MAC, Pinacoteca Municipal de Porto Alegre, Pinacoteca da APLUB - Porto Alegre e MAVRS - Passo Fundo - RS. Os livros publicados que estudam a sua obra são: "A Modernidade da Pintura no Rio Grande do Sul" (Marilene Burtet Pieta) e "Espaços do Carpo" (Maria Lúcia Kern/Mônica Zielinsky/Icléa Borsa Cattani). Também tem matérias publicadas nos mais importantes jornais e revistas do país.

<< Mais docentes
Nome