Xavier Gamez : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

Xavier Gamez

Chef de cozinha

Nascido na Costa Brava, uma região de extrema riqueza gastronômica da Catalunha (Espanha), o chef Xavier Gamez foi atraído pela culinária ainda na infância. Ele gostava de ajudar sua mãe na cozinha e, desde pequeno, tinha o hábito de experimentar todos os ingredientes, desenvolvendo assim um paladar apurado.

Já adulto, Xavier exerceu variadas funções em restaurantes na Costa Brava, enquanto estudava para outra de suas paixões, a química. Fez doutorado em biotecnologia na Universidade Autônoma de Barcelona, trabalhando desde 2001 para diversas indústrias farmacêuticas na área de pesquisa e produção.
A gastronomia, contudo, continuou uma paixão latente. Gourmand exigente, Xavier Gamez começou a elaborar, de forma autodidata, pratos tradicionais da culinária catalã. Após esse período de experimentações, se aperfeiçoou nos renomados restaurantes locais, aprendendo novas técnicas de preparo dos pratos, que passou a utilizar em eventos fechados para os quais já era requisitado.
Em meados de 2009, Xavier veio morar no Brasil, justamente em Porto Alegre, para assumir a direção de operações em uma indústria farmacêutica. Estimulado por pessoas que transitam no mundo da gastronomia, resolveu definitivamente trocar a química pelos fogões e transformar o que era hobby em carreira profissional.
Assim, em novembro de 2011, inaugurou o XAVIER260. Desde então, a culinária catalã ganhou um espaço inédito e de excelência na capital gaúcha. Para manter o elevado padrão de qualidade da gastronomia e atendimento, o XAVIER260 – Cuina Catalana funciona de terças a quintas apenas para eventos corporativos. Sextas e sábados, o espaço abre para o público em geral, porém, somente sob reserva. A cada noite, o chef Xavier Gamez e sua equipe criam cardápios exclusivos, levando os clientes a uma jornada inesquecível pelos sabores catalães.
<< Mais docentes
Nome