María del Carmen Martínez Chico : Docentes | StudioClio - Instituto de Arte & Humanismo

María del Carmen Martínez Chico

De espírito nômade, por realidade vital e vocação, a professora María del Carmen Martínez Chico, psicopedagoga e formada em Letras, colabora com o Instituto Cervantes desde o ano de 2011. Além de uma vasta experiência acadêmica, como divulgadora do espanhol, Carmen, mais hispanista que hispânica, foi especialmente valorizada como comunicadora da cultura hispano-americana em seu conceito mais global.

Ainda que nascida em Zorita, na província espanhola de Cáceres, sua origem é soriana, na outrora Castela a Velha, do mesmo rio Duero de Antonio Machado. Soria, Extremadura, Andaluzia e Catalunha foram seus primeiros lugares de residência e de formação na Espanha, um país que percorreu de norte a sul. Contudo, ainda jovem sobrevoou o Atlântico para estabelecer casa e família na Argentina e, mais tarde, no Brasil.

Sua inquietude viajante a motivou, nesses anos, a percorrer os países da América do Sul, aonde gostou do território e, sobretudo, do povo; das paisagens e das pessoas que a compõem; das comunidades e de suas vivências. Esse trajeto vital se acumula em experiências de um mundo hispano-americano que em seu conjunto de diversidades cheira a proximidade, a vizinhança e a família. Tanto é assim que seus três filhos vieram ao mundo em nações diferentes: Espanha, Argentina e Brasil.

Com um pé na Europa e outra na América Latina, sua trajetória profissional a transformou em uma narradora pedagógica da História e das histórias humanas que a envolvem e a tornam mais compreensível e próxima. Docente apaixonada, em suas aulas, seminários e palestras, mostra uma capacidade especial para transmitir e compartilhar o conhecimento com a mesma intensidade com a que ela os viveu e os aprendeu, ela os vive e os aprende.

<< Mais docentes
Nome