Vitrine | StudioClio

Quadro Branco | Claudia Hamerski

O trabalho apresentado, da artista visual Claudia Hamerski, faz parte de um conjunto proveniente da observação de detalhes na paisagem da cidade. Obras criadas através da articulação entre fotografia e desenho. As imagens fotografadas são ampliadas em escalas superiores às reais para a produção de desenhos a lápis de grafite sobre papel, ampliando os elementos capturados em escalas monumentais. Evidencia-se, assim, as fissuras de uma cidade que já não cabe em si. Nas fendas do concreto, que normalmente são indícios de que algo está ruindo, é investigada a natureza que resiste.

A carne da imagem: pequenos formatos, de Ricardo Perufo Mello

Nesta exposição, o artista Ricardo Perufo Mello apresenta uma série de pinturas de cunho fotográfico feitas a partir de imagens de vídeos, de pequenas dimensões. Ao expor as falhas e o caráter “material” da imagem, Ricardo revela o que chama de “a carne da imagem” na superfície lisa de sua pintura. Curadoria de Blanca Brites.

Visitação
De 28 de setembro a 13 de novembro de 2015
De segunda a sexta, das 9h às 19h

Sobre um lugar comum, de Elisa Ziegler

Essa exposição apresenta a jovem Elisa Ziegler, que elabora as suas pequenas peças de cerâmica partindo de um mundo fantástico concebido por fantasias infantis. A artista recorre a uma memória comum na qual surgem os personagens que unem o universo infantil e lúdico, e ao mesmo tempo trazem uma melancolia velada. Curadoria de Blanca Brites.

Visitação
De 17 de agosto a 18 de setembro de 2015
De segunda a sexta, das 9h às 19h

Mistura Fina, de W. Cava

Nesta exposição, Wilson Cavalcanti apresenta obras em xilogravura e técnica mista (gravura com desenho). O artista, conhecido como W. Cava, cria histórias em quadrinhos desde a juventude. Atualmente, é professor do Atelier Livre da Prefeitura, onde também fez sua formação.
Curadoria de Blanca Brites.

Visitação
De 18 de maio de 2015 a 29 de junho de 2015
De segunda a sexta, das 9h às 19h

Gesto lúdico, de Manu Raupp

Malabarista, Manu Raupp sempre manteve o lúdico em seus processos criativos. Nesta exibição, a artista expõe desenhos influenciados pela pintura, explorando o diálogo entre ambos, fazendo surgir formas amorfas que se lançam em cores, traços, e pela sobreposição de papel transparente. Recheados de formas livres e lúdicas, os novos trabalhos são resultado de ações espontâneas que têm como influência os movimentos desprendidos dos desenhos infantis.
Curadoria de Blanca Brites.

Visitação
De 30 de março de 2015 a 12 de maio de 2015
De segunda a sexta, das 9h às 19h

Rostos Revelados, de Eloisa Tregnago

Nesta exposição, a artista Eloisa Tregnago apresenta pequenas cabeças femininas em terracota. As faces exibem olhar frontal -plácido, desafiador, interrogativo, expressões que remontam à escultura etrusca. Eloísa Tregnago é da escola escultórica de Xico Stockinger, com quem realizou a escultura que homenageia Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.
Curadoria de Blanca Brites e Leandro Selister.

Visitação
De 15 de dezembro de 2014 a 11 de março de 2015
De segunda a sexta, das 9h às 19h

O Objeto Flutuante

Na exposição "O Objeto Flutuante", o artista Richard John apresenta uma série de desenhos anáglifos de imagens provenientes de um livro para alfabetização visual. As obras questionam a percepção objetiva através da representação de objetos. A imagem plana se torna espaço tridimensional, onde duas visões diferentes, uma para cada olho, aparecem como uma alucinação.
Curadoria de Leandro Selister e Blanca Brites.

Visitação
A partir de 8 de setembro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

Virtude de todas as coisas, com Marcelo Eugenio

Nesta série, Marcelo Eugenio utiliza páginas de livros como suporte para seus desenhos, nos quais explora as relações entre imagens e palavras, embora estes não sejam ilustração dos textos. Com alto domínio técnico, o artista mescla bico de pena, aquarela, colagens e bordados, criando cenas instigantes em que se percebe uma fina ironia ao transitar desde os universos infantis a aconselhamentos moralistas, na busca da virtude de todas as coisas.
Curadoria de Blanca Brites e Leandro Selister.

Visitação
De 21 de julho a 2 de setembro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

Welcome to Macumba | Felipe Caldas

O artista Felipe Caldas apresenta a exposição Welcome to Macumba na Microgaleria Arte Acessível do StudioClio. Composta de pinturas em pequenos formatos sobre tela, é possível perceber uma cosmovisão sobre o mundo, em diálogo com as religiões afro-brasileiras. Representações humanas e animais convidam o espectador a uma reflexão sobre matéria e energia, através da arte.
A curadoria é de Blanca Brites e Leandro Selister.

Visitação
De 09 de junho a 16 de julho
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

:a casa | Mariza Carpes

Na exposição ":a casa", na Microgaleria Arte Acessível do StudioClio, será possível adentrar o ambiente íntimo da morada da artista plástica Mariza Carpes. A exposição gira em torno dos principais espaços do lar da artista, onde ela retrata, através de pinturas à óleo, as particularidades de seu cotidiano e a atmofera única de sua casa.
A curadoria é de Blanca Brites e Leandro Selister.

Visitação
De 14 de abril a 4 de junho
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h